A Rações Valouro, é uma sociedade anónima de perfil familiar que se dedica, há mais de 40 anos, ao fabrico e comercialização de alimentos compostos para animais. A origem do nome Valouro deve-se ao topónimo relativo à localização da primeira unidade – o sítio do Vale de Ouro, na freguesia da Marteleira, Concelho da Lourinhã – onde mantém a sua sede social. A primeira pedra desta fábrica foi lançada na primavera de 1977 e um ano depois, mais concretamente no dia 13 de maio de 1978, dá-se o arranque da laboração com uma produção de 5.000 tonelada/mês. Cinco anos mais tarde, em 1983, entra em funcionamento a segunda linha de fabrico e a produção quase duplica, para 9.000 tonelada/mês. Simultaneamente, inicia-se a construção de uma bateria de silos em cimento, com o propósito de aumentar a capacidade de armazenamento de matérias-primas.
Apesar da grave recessão económica que o País viveu no início dos anos 80, a Rações Valouro atravessou essa década crescendo no mercado, estruturando o setor avícola conjuntamente com a sua associada Persuínos, (hoje Avibom Avícola, S.A.) e impôs-se como líder incontestável na produção de rações para aves. O facto da empresa se encontrar integrada num grupo dinâmico, coeso e com objetivos bem definidos, potenciou o seu percurso. O contínuo crescimento das vendas e a necessidade de melhorar as acessibilidades, nomeadamente ferroviárias, determinaram, em finais de 1988, a inauguração de uma nova unidade fabril, no Ramalhal. Nessa altura, grande parte da produção da Marteleira é transferida para a nova unidade e dá-se a reconversão da segunda linha de fabrico da Marteleira, para produção de soja integral.
Em 1993, entra em funcionamento uma nova linha de fabrico, no Ramalhal, com o dobro da capacidade instalada e, no ano seguinte, a empresa adquire a Promotora, S.A. – uma fábrica de rações espanhola localizada em Montijo, Mérida – iniciando o seu projeto de expansão internacional. Em 1998, inaugura uma unidade de pré-misturas no Ramalhal e desde então tem mantido a liderança no setor dos alimentos compostos para animais, sendo reconhecida, dentro e fora do país, pela qualidade dos produtos que comercializa.
Em 2018, a Rações Valouro contribuía para o PIB português com um volume de negócios superior a 150 M€ e empregava 135 trabalhadores. A empresa dá também o nome ao Grupo a que pertence – Grupo Valouro – que, por sua vez, reúne 39 empresas, emprega 2.140 colaboradores e tem um volume de negócios agregado superior a 363 milhões de euros, sendo considerado o maior do país no setor da agro-indústria.