RAMALHAL, Torres Vedras

RAMALHAL, Torres Vedras

O Ramalhal foi um enorme passo qualitativo e quantitativo...

 

O contínuo crescimento das Rações Valouro, aliado à necessidade de melhorar as acessibilidades, nomeadamente ferroviárias, determinam em 1988 a construção da segunda unidade fabril de produção de rações junto à estação de caminho de ferro do Ramalhal, no concelho de Torres Vedras. A primeira linha de fabrico desta nova unidade tinha uma capacidade instalada de 800 tonelada/dia mas quatro anos depois, face ao constante crescimento do mercado, são realizados novos investimentos e arranca a segunda linha que permite duplicar a capacidade instalada para 1600 tonelada/dia. Esta unidade está equipada com uma larga bateria de granuladoras, permitindo 100% da ração seja sujeita a tratamento térmico.

 

Atualmente, a expedição do produto acabado a granel é dotada de 26 mangas de escoamento das diferentes referências alimentares. O armazenamento e o abastecimento do produto embalado ocupa um espaço de 5.300 m² e tem quatro cais de abastecimento direto. 

 

Apesar da tendência de diminuição da procura de alimentos embalados para a produção intensiva, esta instalação continua dotada de cinco linhas automáticas de ensaque, sendo duas delas totalmente robotizadas. Recentemente, tem-se registado um aumento da procura de alimentos da linha rural doméstica, destinada à criação de animais para consumo familiar.

 

Atualmente esta fábrica tem as seguintes características:

L1, L2 – Linhas de Fabrico com a capacidade Instalada de Produção: 1.600 t/dia