As questões ambientais sempre foram estratégicas para o Grupo ...
Por isso foram estabelecidas normas internas que garantem o cumprimento de políticas ambientais:
- Conceção de programas alimentares corretos, que contribuam para o desenvolvimento saudável dos animais e promovam um maneio responsável.
- Aperfeiçoamento das formulações dos alimentos para aves, de modo a diminuir as emissões dos animais no meio ambiente (por exemplo: diminuição dos índices de azoto, fósforo).
- Privilegiar as compras a fornecedores que tenham preocupações ambientais e possuam políticas concretas de sustentabilidade (por exemplo: cumpram os critérios da U.S. Soybean Sustainability Assurance Protocol,)
- Privilegiar a escolha de fornecedores e parceiros que se localizem perto das instalações fabris da Valouro, de modo a reduzir a pegada do CO2.
- Estabelecer medidas minimizadoras de impactos ambientais potencialmente negativos, com definição de objetivos e metas:
- Planos de racionalização dos consumos energéticos estabelecidos para as unidades do Ramalhal e da Marteleira, onde se monitorizam parâmetros como a intensidade energética, o consumo específico energia e a intensidade carbónica. Definição bianual destes objectivos de economia global.
- Alteração do modo de acondicionamento dos alimentos, caminhando para a utilização exclusiva de embalagens de papel;
- Reutilização das paletes de madeira através da atribuição de contrapartida financeira aos clientes, a quando da devolução destes materiais em bom estado de conservação. A avaliação anual deste indicador, determina a quantificação do objetivo a atingir no ano seguinte.
- Diminuição do consumo de filme estriável no acondicionamento e paletização das embalagens – Definição anual das metas de redução.
- Contribuir para a valorização de resíduos e subprodutos das explorações avícolas, nomeadamente através da comercialização dos fertilizantes orgânicos, granulados e desidratados.
- Formular os alimentos compostos para animais atendendo ao fator "low-emissions feed diets".